quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Trabalho de Biologia Realizado pelos Alunos da EJA do 2º Semestre - 2017

Utilização de Maquetes e Cartazes para apresentação das Células Animais, Vegetais e Células Troncos no Ensino de Citologia

EQUIPE DE MIDIÃ LEFUNDES: CÉLULA ANIMAL
EQUIPE DE ALICE RIBEIRO: CÉLULAS TRONCO
EQUIPE DE TIAGO SOUZA: CÉLULA VEGETAL
DISCIPLINA/ÁREA: BIOLOGIA

Profª: JOCE MALTA

 Conseguimos no final do trabalho prático distinguir as várias estruturas constituintes das células como os vacúolos, a parede celular a membrana e o núcleo e mais importante ainda conseguimos distinguir células animais de vegetais e entender o que são células tronco, tipos, curiosidades, etc. 
Quando se trata do assunto Citologia, a elaboração de material didático de apoio, como por exemplo, o uso de modelos de Maquetes, é de grande importância, pois são capazes de apresentar uma estrutura tridimensional e dessa forma, minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos ao estudar a célula. Modelos didáticos podem colaborar no aprendizado do aluno, complementando o conteúdo dos livros-textos, que muitas vezes não apresentam figuras ou então são explicados de forma tal que os alunos não compreendem. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo transpor a teoria contida nos livros didáticos dos conteúdos de Citologia, mais precisamente de diferença entre célula animal, vegetal e células tronco, vistos em aula, para uma prática mais dinâmica onde os alunos percebam estruturas microscópicas de forma macroscópicas, e a proposição de uma mudança conceitual através dessa intervenção.

Célula Animal


Célula Vegetal


Células Tronco








Bastos (2011, p.8) em seu trabalho nos diz a respeito da produção de modelos didáticos: Foi possível perceber o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem da turma com nítida melhora na capacidade de tomar decisões em grupo e qualificando a interação dos mesmos. Deste modo ficou evidente que o uso de modelo didático como maquete enriqueceu a temática para o ensino de Biologia celular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário