Utilização de Maquetes e Cartazes para
apresentação das Células Animais, Vegetais e Células Troncos no Ensino de
Citologia
EQUIPE
DE MIDIÃ LEFUNDES: CÉLULA ANIMAL
EQUIPE DE ALICE RIBEIRO: CÉLULAS TRONCO
EQUIPE DE TIAGO SOUZA: CÉLULA VEGETAL
DISCIPLINA/ÁREA: BIOLOGIA
Profª: JOCE MALTA
Conseguimos no final do trabalho prático
distinguir as várias estruturas constituintes das células como os vacúolos, a
parede celular a membrana e o núcleo e mais importante ainda conseguimos
distinguir células animais de vegetais e entender o que são células tronco,
tipos, curiosidades, etc.
Quando se trata do assunto
Citologia, a elaboração de material didático de apoio, como por exemplo, o uso
de modelos de Maquetes, é de grande importância, pois são capazes de apresentar uma estrutura tridimensional e dessa forma, minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos ao estudar a célula. Modelos didáticos podem colaborar no aprendizado do aluno, complementando o conteúdo dos livros-textos, que muitas vezes não apresentam figuras ou então são explicados de forma tal que os alunos não compreendem. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo transpor a teoria contida nos livros didáticos dos conteúdos de Citologia, mais precisamente de diferença entre célula animal, vegetal e células tronco, vistos em aula, para uma prática mais dinâmica onde os alunos percebam estruturas microscópicas de forma macroscópicas, e a proposição de uma mudança conceitual através dessa intervenção.
Célula Vegetal |
Células Tronco |
Bastos (2011, p.8) em seu
trabalho nos diz a respeito da produção de modelos didáticos: Foi possível
perceber o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem da turma com
nítida melhora na capacidade de tomar decisões em grupo e qualificando a
interação dos mesmos. Deste modo ficou evidente que o uso de modelo didático
como maquete enriqueceu a temática para o ensino de Biologia celular.
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