domingo, 10 de setembro de 2017

PROJETO ESCOLA DE EJA: um olhar sobre a prática cidadã

A cidadania como um dos princípios básicos da vida. Essa premissa está escrita na Constituição de 1988 e deve ser assegurada por instituições de ensino.
Diante da necessidade de orientar na formação de cidadãos críticos, participativos, ativos e reflexivos faz-se necessário a ampliação de conhecimentos, visto que, vivemos em uma sociedade excludente e bastante desigual, na qual, o conhecimento é algo imprescindível para a formação humana. 
Esse projeto “Escola de EJA: um olhar sobre a prática cidadã. ” desenvolvido pelos alunos do Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão sob a orientação dos professores, busca conhecer o papel do Legislativo Municipal, permitindo ao estudante compreender o papel deste dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira..
Nesse sentido a participação e o envolvimento dos alunos e professores dos componentes curriculares com a pesquisa e desenvolvimento de atividades em torno de temas que possibilitem um conhecimento mais crítico e amplo sobre a cidadania ,enfatizando o papel do Legislativo da cidade de Santo Antônio de Jesus. 

VEJAM MOMENTOS MARCANTES!




 Profª Andrea Mascarenhas fala na Câmara de Vereadores em nome do corpo docente e diretivo da Escola Estadual Olavo Galvão( BLOG DO VALENTE)
Por Edgard Abbehusen em 10/04/2017
Na noite desta segunda-feira (10), durante a sessão na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, a professora Andreia Mascarenhas falou em nome do corpo docente e diretivo da Escola Estadual Olavo Galvão em prol do não fechamento da instituição escolar. “Recolada a outros lugares, mas não se pensa na história de vida e do que aquilo representa. Nós não queremos ser transportados, não queremos ser tratados como mercadoria. Queremos nosso espaço que é de direito”, disse.
O aluno Leandro de Jesus manifestou sua revolta: “Nós somos jovens e adultos que trabalhamos o dia todo e não temos como estudar durante o dia e de uma hora para outra chega essa notícia. Como vamos ficar? Sem estudar não temos uma direção certa para nossas vidas. Nos reunimos aqui para mostrar para o governador que não queremos parar de estudar. Não queremos o fim da escola. Tem pessoas que há 9 anos estavam sem estudar e agora que voltaram a escola vai fechar. Isso não tem cabimento”, destacou.
(Reportagem Tiago Ferreira | Foto Uanderson Alves | Redação Maíra Oliveira/Tribuna do Recôncavo
                                                     


'...O prefeito Rogério Andrade falou que mostrou ao secretário que o Olavo Galvão é um colegio que está muito bem conservado, que a direção tem um zelo muito grande com a escola, e que tem uma quantidade significativa de alunos matriculados. “A professora Patricia, diretora do NRE 21, colaborou reforçando esse posicionamento, nos ajudando nesse diálogo, e graças a Deus o secretário Valter Pinheiro confiou nas nossas ponderações e nos assegurou que o Olavo Galvão não vai mais se integrar com uma outra escola”.
O prefeito encerrou afirmando que este assunto da extinção do Olavo Galvão é uma página virada. “O Colégio continuará funcionando, servindo a cidade de Santo Antônio de Jesus”, concluiu. (Uanderson Alves/Tribuna do Recôncavo)."










Na última sexta-feira (31/03/2017) durante a visita do Governador Rui Costa em Santo Antônio de Jesus, professores e alunos do Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão realizaram uma manifestação contra a desativação do Colégio e o remanejamento de alunos e docentes para o Colégio Municipal Luís Viana.

O Professor Edinaldo Oliveira deu uma aula de História em plena Praça Rio Branco e colocou em evidência a situação do fechamento do Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão.
O FECHAMENTO DO OLAVO GALVÃO PODE COMPROMETER O FUTURO DOS ALUNOS DA EJA E CPA. “A GENTE PRECISA DE MAIS ESCOLAS E NÃO O FECHAMENTO DAS QUE ESTÃO AÍ, EM PLENA ATIVIDADE.” (Professor Edinaldo Oliveira)













ENTREVISTA COM ELIEZER GERALDO, RAQUEL VIEIRA E ELIETE OLIVEIRA, PROFESSORES DO COLÉGIO OLAVO GALVÃO.(RÁDIO ANDAIÁ FM 104.3)


O professor, Ednaldo Oliveira, informou que aproveitaram a visita do governador para solicitar que ele interceda para que o Colégio não seja desativado. Segundo ele, até o momento eles não receberam uma justificativa razoável para que ocorra essa desativação.
Para o professsor Eliezer Geraldo, essa desativação do Colegio vai causar prejuízos aos alunos, professores e a sociedade, pois, muitos alunos já falaram da possibilidade de abandonar os estudos.


Professores e alunos do Olavo Galvão fazem manifestação durante visita do governador em SAJ. (TRIBUNA DO RECÔNCAVO)

Professores, Eliezer Geraldo e Edinaldo Oliveira,  perplexos procuram o Voz da Bahia e informam a possível extinção do Colegio Olavo Galvão em Santo. Antº. de Jesus.
 
Fotos Eliana Mercês, Raquel Vieira,Cláudio José e Juliana Mercês

Nenhum comentário:

Postar um comentário